Justiça aos Desenvolvedores - e aos Jogadores Também!
Introdução
Já se sentiu desolade, e ansiou por um caminho melhor?
-
Tu, desenvolvedore de jogos, cansade dos abusos da indústria de video games, e pela falta de demanda local por trabalhos decentes, ou abismado pela pervasividade do outsourcing;
-
Tu, artista, compositore, ou designer, testemunhando tua criatividade e individualidade sendo espremidas e extintas sistematicamente de tuas obras, em nome de mass marketing a um nível irracional;
-
Tu, criadore domadore-de-portfólio desempregade, apaixonade pela sua arte mas desesperançade no futuro de sua carreira, após centenas de vagas rejeitarem, umas dez ou tantas não darem seguimento às entrevistas, e dezenas de horas desperdiçadas em sites de freelance a troco de migalhas, e miserável renda/engajamento;
-
Tu, cidadã(o) do mundo, e especialmente cidadã(o) do Brasil, preocupade com a estagnação da cultura popular em prol de uma cultura estéril, de trends e estética corporativa; e também o atrofiamento do poder popular de produção e difusão cultural, algo sem justificativa na Era da Informação.
Se qualquer um destes critérios, ou mais, se aplica a ti, a GameCircular ouve a ti.
-
Desgastade? Passando por burnout? Temos um modelo de trabalho humano, com horas flexíveis, e o absoluto mínimo de monitoração de horas trabalhadas e metas. Tua produtividade não é medida mecanicamente, por ponto batido ou regra, mas sim socialmente.
-
Sem emprego ou plataforma? Somos uma família inclusiva, amplamente aberta a registros. Não descartamos pedidos de filiação a esmo usando filtros de IA ou outras tecnologias distópicas e anti-humanas. Apreciamos currículos como uma introdução breve à tua pessoa, mas tu trilha teu próprio caminho na GameCircular. Não há pressão para provar seu valor ou competência; te julgamos pela tua humanidade. E te damos uma plataforma para expressá-la. Você pode se aderir em minutos.
-
Artisticamente pisoteade? Nossos processos de design põem esmero em preservar a integridade e expressão artísticas sem comprometer com uma visão consistente.
Já é especial sermos uma cooperativa de desenvolvimento de jogos, mas também somos muito mais. Somos um coletivo artístico e criativo. Damos voz aos mudos. Edificamos pilares para erguer os deslevantados. Se o mundo te amarra a grilhões, nós temos as chaves: partilha dos lucros, controle democrático, e zero crunch.
Fique para ler e descobrir porque isso é tão importante quanto eu faço parecer, ou talvez até mais.
Uma Visão
A GameCircular é uma missão para encontrar o melhor jeito humanamente possível de fazer video games, e também ajudar a melhorar o mundo no meio do caminho, um pouquinho de cada vez.
Esta organização nasceu, antes de tudo, duma paixão desenfreada por video games. Acreditamos veementemente que os jogos podem ser muito mais que apenas um baixo entretenimento.
-
Como multimídia, são um dos canais mais poderosos em existência de expressão artística dos desenvolvedores e impressão nos jogadores.
-
Como resultados do trabalho, figuram entre as catedrais da idade moderna. Envolvem quantidades imensas de esforço bruto, horas, amor, e escrutínio minucioso, em sua produção. Também se assemelham às catedrais como jazidas de influência e status cultural entre a população.
Mas nossa qualidade mais distinta não é meramente nosso amor pelos games. Afinal, uma miríade de estúdios excelentes por aí também amam jogos e criam jogos ótimos.
Muito mais do que isso, representamos uma solução a incontáveis problemas que vemos no caminho dos gamedevs. Nos solidarizamos com os trabalhadores não apenas da indústria de jogos, mas do mundo todo. No exercício de nossa paixão e espírito na GameCircular, nos empoderamos de muitas maneiras, não apenas culturalmente, mesmo que nossa marca no mundo possa parecer invisível.
Visamos existir em intenso contraste contra a grande sociedade, em sua reticência cultural e lenta morte socioeconômica, e especialmente a indústria da tecnologia com suas práticas ainda mais abismais. Nossa missão é muito mais do que a influência cultural dos jogos como produtos; o sucesso de um modelo alternativo, cooperativista, humano, centrado no trabalhador, com certeza será fator influente no futuro não só da indústria dos jogos brasileira, mas no mundo todo e em todos os campos societários.
Claro que não somos tão inocentes ao ponto de crer que basta ser exemplar. Não basta pra ser livre ter virtude, tampouco forte, aguerril, e bravo. Não numa era de interesses contraditórios e práticas exploradoras. A escravidão também pode ser cultural. Mas de todo modo que nos é disponível, devemos fazer nossa parte, não apenas na mensagem que ensinamos em nossas produções e exportações culturais, mas também em atividades solidárias que cruzam indústrias e fronteiras; em investir nosso próprio tempo e esforço para tornar o mundo um lugar melhor de se viver, um passo de cada vez.
Se isso te parece animador, é mais que convidade a vir participar conosco em nossa jornada pela concretização de nossa visão.
Isto não é mero idealismo. É ação. Tanto os jogos quanto o mundo estão recheados de perguntas; a GameCircular se distingue em ser uma tentativa real de respondê-las.
O Que Somos
Somos uma cooperativa gerida pelos membros.
Somos fundados sobre valores de igualdade, democracia, e empoderamento.
Na busca de incorporar estes objetivos, muita coisa é diferente na GameCircular, a todo nível estrutural e em toda decisão tomada.
Cooperativas 101
Cooperativas são um modelo de negócio com foco no controle nas mãos dos membros, democracia, igualdade, e imparcialidade.
-
Você elege. Não existem superiores, mas sim representantes. Verdadeiros líderes e coordenadores.
-
Você pode incitar moções - petições não iniciadas pelo gerente - para vetar, destituir (impeachment), e expulsar.
-
Você recebe uma porção do lucro, também conhecida como rateio do lucro.
Piratas dividem o tesouro. Nós dividimos a alegria de fazer jogos, e erguemos uns aos outros também.
Há vários benefícios ao nosso modelo.
-
As eleições não são competições por poder, mas sim uma escolha que remete à liberdade.
-
Pagamos justo. Diga adeus aos velhos abismos entre salários distantes. Os cargos supremos da organização se restringem, por estatuto, a no máximo 3 vezes o salário dos cargos de chão.
-
Te valorizamos como pessoa. És mais do que um número de anos de experiência profissional, ou um recurso a ser extraído. És um ser humano, e ajudar a tornar a tua vida mais rica de se viver é mais que nossa vontade, é nossa obrigação e prerrogativa.
-
Não mutilamos teu próprio tempo de vida. Até mesmo a todo vapor, a GameCircular terá semanas de trabalho de 20 horas, com bastante flexibilidade e leniência. Também aceitamos tipos diversos de contribuição de não-membros.
-
O início gradual do grupo significa que podemos acumular ritmo com calma, evoluindo de um coletivo de voluntários à capacidade de pagar salários fixos que podem sustentar uma vida decente.
Para ti, isso significa:
-
Mais tempo para visitar a família, levar os filhos à escola, e curtir a vida e os projetos pessoais, bem como o mundo ao nosso redor.
-
Renda justa e proporcional para poder participar da economia de preços e compras.
-
Processos democráticos significam que você conta em decidir o que fazes, como fazes, e por quê fazes. Discussão com teus "superiores" é mais do que meramente tolerado; é o ideal.
Por que somos tão diferentes? Porque acreditamos que os problemas que abalam a indústria são tão profundamente enraizados que nem sequer reformas simples e moderadas serão capazes de resolvê-los. Se somos radicais de forma alguma, não é por purismo ,ideologia ou impulso leviano. Estamos a explorar métodos provados - por exemplo, pela [Motion Twin], cooperativa de jogos francesa e criadora do aclamado Dead Cells. E por isso, nós temos uma chance real de cortar esses problemas pela raiz em tempo razoável.
O Que Não Somos
-
NÃO somos uma caridade.
-
NÃO somos um mero clique de amadores.
-
NÃO somos azarões e nem coitados. Somos seriamente competitivos, e simultaneamente éticos.
-
NÃO somos preguiçosos nem aproveitadores. Banimos crunch, mas na busca de resultado, compreendemos a importância do esforço, da dedicação, e do trabalho colaborativo. Distinguimo-nos de outras empresas que ensinam seus membros a se "esforçarem ao máximo", porque pregamos uma relação saudável com o trabalho. De qualquer maneira, bicões e sanguessugas não são tolerados.
-
NÃO somos um partido político. Não que isso nos impeça de acreditar em nossos valores e nossa capacidade de mudar o mundo - através de jogos, bem como fora deles.
Um Plano de Missão
A GameCircular, como coletivo nascente, precisa de tua ajuda para poder alcançar sua visão e se tornar uma parte integral de um ecossistema futuro mais saudável, tanto de jogos quanto de mundo e cultura.
Já há passos concretos sendo tomados nesta direção de materializar nossos ideias. Participe dos passos que virão.
-
✓ Fundação e identidade, e a definição de nossos valores
-
✓ Comunicação interna - a provisão de canais provisórios, no Signal e no Discord, e de um fórum
-
✓ Development Kick-Off - progresso inicial entusiasmante em nossas produções de estreia: Loot & Roam para marinheiros audaciosos, e Crashtopia para mentes caóticas
-
✓ Organização - Composição de estatutos básicos, definições estruturais, e plano de negócio
-
✓ ➜ *Processo de adesão* - aqui VOCÊ entra!
-
❏ Processo de reestruturação do desenvolvimento, conforme a disponibilização de novos recursos
-
❏ Promoção de base - espalhe a nossa visão, começando por este mesmo manifesto!
-
❏ Estabilização financeira - proporcionará salários fixos e subsídios de hardware aos nossos membros. (E uma iniciativa de ração para gatos. Prioridades.)
Fontes de receita:-
Editais e incentivos: Ancine / Lei Rouanet & editais de Porto Alegre
-
Lançamentos donationware
-
Lançamentos monetizados
-
-
❏ Registro formal de PJ cooperativa no Brasil! (Exige 7 membros nacionais.)
-
❏ Parcerias e esforços conjuntos, dentro e fora da indústria dos jogos
-
❏ Ativismo mais amplo
-
❏ Células extrarregionais e internacionais, como mudas ou micélios
-
-
❏ Programas educacionais e cursos: gamedev, cultura, social, tecnologia…
…e muito mais!
Deixe para trás a corrida de ratos anti-humana. Embarque conosco neste foguete; alcemos voo a um novo começo.
Primeiros passos
Não sabe nem por onde começar? Não esquenta!
Independente de você ser um desenvolvedor ou artista, ou só querer ajudar a gente, há muitas maneiras de ajudar.
-
Veja, como referência, o guia de contribuição do Loot & Roam (em inglês) - servem de exemplo de como contribuir, mesmo antes de tu entrar / sem que te una a nós. Consulte a seção Participation.
-
Junte-se à nossa comunidade no Signal e solte um papo! (em inglês)
-
Inscreva-se à nossa comunidade do Lemmy e participe de nossos fóruns, para acompanhar às notícias e participar nas discussões da comunidade!
-
Veja nosso website para ter acesso a nossas atualizações, devlogs, materiais de aprendizagem, projetos, e muito, muito mais.
-
Nos ajude financeiramente! Nós tardígrados sobrevivemos ao frio, ao calor, e até à radiação - mas não o preço do café e do pão.
-
A folha salarial nos abastece, logo abastece a nossa produção.
-
Teremos que lidar com custos legais e de registro formal, como o angariamento de capital social.
-
Colaboradores vão precisar das ferramentas certas para contribuir do melhor jeito possível.
Você pode ajudar através de doação.
-
Obs.
Transparência total. Até que nos incorporemos formalmente em PJ e nos estabilizemos financeiramente, as doações são geridas pessoalmente pelo Gustavo (wallabra). Toda contribuição está GARANTIDA a ser transferida à tesouraria futura da GameCircular, e publicamente registrada. Veja nosso registro, por ora no Google Sheets.
-
Assim que decidir unir-se, envie um pedido formal de adesão à nossa caixa de email: gamecircular@protonmail.com
-
(opcional) Mande seu currículo. Não filtramos por experiência nem julgamos, mas queremos ver seu portfólio. Eles também são úteis para ajudar a encontrar a melhor correspondência às tuas habilidades.
Como Unir-se, em Cinco Segundos
Ou dois minutos, se você precisar montar uma conta do Signal.
-
Entre no nosso chat do Signal.
-
Diga olá! :)
É literalmente só isso. Por ora, pelo menos. Se necessário, guiaremos quaisquer passos futuros para sua integração.
Conclusão
Somos a válvula de escape. A indústria dos jogos pode nos tratar sem piedade nem coração. Mas tu não és dispensável quando estás entre nós.
Pessoas descansam enfim com um suspiro. Ideias já fadem em sua última pronúncia. Cooperativas?… Até o Sol engolir a Terra.
Muito obrigado por ler até aqui. Desejo-te um ótimo mocha. Te arredonda!
-Gustavo <gr.wallabra@proton.me>, fundador da GameCircular